sexta-feira, 26 de junho de 2009

Planos e descobertas...

Recebi algumas respostas, e fiquei muito feliz com a maioria. Finalmente comecei a acreditar que meus planos tem reais chances de darem certo.

Finalmente recebi a resposta da filial de Portugal.
Entrei em contato com o RH de Portugal por telefone e dei uma breve explicação do que tinha em mente. O responsável pelo setor me pediu que lhe mandasse um e-mail com o maior detalhamento possível sobre o assunto e eu assim o fiz. Algumas horas depois recebi a seguinte resposta:

"Caro Bruno,

De facto e como dizes é um pouco cedo para tratar deste assunto. Quando tiveres o teu plano de mudança mais bem definido terei muito gosto em dar a conhecer o teu curriculo ao nosso Director de Operações para ele ver se existe alguma possibilidade da tua integração na Filial de Portugal.
Até mais,
Carlos"

Essa resposta foi bem sucinta, mais me deixou com uma empolgação imensa e muito mais vontade de ir atrás. Afinal ele falou "terei muito gosto em dar a conhecer o teu curriculo ao nosso Director de Operações", e isso soa muito bem!

Procurei o consulado de Portugal aqui em Floripa, mais não esta mais funcionando. Havia mandado um email para o Consul responsável e, felizmente, o Consul ainda reside em Florianópolis e foi muito gentil. Me mandou alguns formularios que são requisitados para pedido de visto para estudo e para trabalho em Portugal e também sugeriu de nos encontrar-mos para conversar sobre o assunto e assim ele poder me explicar tudo que preciso saber. Respondi o email na mesma hora dizendo os horários que poderíamos nos encontrar e agora só espero a resposta com a data. :)

Também liguei para o Consulado de Curitiba. Uma mulher, um pouco apressada, me deus breves explicações, meio corridas, mais ja tirou duvidas importantes.
Eu precisarei prestar um tipo de vestibular na Universidade onde quero fazer o curso de Engenharia. Para poder fazer a inscrição no concurso, eu preciso de um documento que me identifique em portugal, no caso, um visto. O problema é que eu não posso ter visto de estudante sem uma universidade, ou outra instituição de ensino, me aceitar e nem visto de emprego sem que uma empresa informe ao Consulado que pretende me contratar. A unica maneira que encontrei até agora, e que a mulher do Consulado falou, é a de ir como turista na época das inscrições e das provas. Assim terei um documento de identificação e poderei prestar os concursos. Volto para o Brasil depois disso e à partir do momento em que uma instituição me aceitar eu entro com o pedido de Visto para Estudante e posso ir legalmente morar em Portugal.

Mais minha idéia é de, após ser aprovado pela Universidade, entrar em contato com minha empresa novamente e finalmente, após definir a cidade onde vou morar, saber se eles terão algo para meu perfil nesta cidade. Assim, acreditando que haverá vaga para mim lá, ao invés de entrar com o pedido de Visto para Estudante, irei pedir uma carta da empresa requisitando meus serviços e pedirei Visto de Emprego, ficando tudo muito mais fácil e decisivo para mim.


Preciso agora decidir em quais faculdades tentarei ingresso, ver datas de provas, preços de moradia, passagens, comida, faculdade, etc... e começar a fazer as contas e parar de gastar dinheiro pra encher o porquinho... hehehehe


Estou muito feliz com o andamento das coisas. Agora é só esperar a conversa com o Consul e começar a fazer as contas de quanto vai me custar essa LOUCURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário