quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ah! Se der certo...

Sempre tive vontade de viajar pelo mundo, conhecer vários lugares, culturas, pessoas, ter acesso a tecnologia de ponta...
Tinha a ideia de ir fazer mestrado na Europa assim que terminasse a engenharia aqui no Brasil. Mas de uns tempos para cá estou pensando por que não ir fazer a engenharia fora? Por que não posso dar esse passo em minha vida hoje, ao inves de esperar me formar? E sabe lá como vai estar minha vida até o fim da faculdade, se casado, acho que ficaria bem mais dificil realizar esse sonho. Foi aí que resolvi tentar ir estudar e trabalhar fora em algum lugar onde teria uma formação e experiencias melhores que no Brasil.
Estou tentanto ir para Portugal, mais precisamente Lisboa, onde terei melhores condições de me adaptar inicialmente pois possuo parentes lá. Vou para fazer Engenharia Elétrica, de Redes ou Telecomunicações.
Tive essa idéia quando estava viajando pela net pesquisando o salário de engenheiros ao redor do mundo, melhores lugares para trabalhar, países onde a tecnologia no setor de Comunicação está mais desenvolvida, etc... Foi então que descobri que as tecnologias do setor de Telecom na Europa levam em média 3 anos para que sejam usadas pelo Brasil, ou seja, eles estão 3 anos à nossa frente. Além de as possibilidades de grandes lucros, qualidade de vida em países de primeiro mundo e, é claro, o grande sonho de praticamente todos: viajar pelo mundo.

Falarei aqui sobre minha experiencia em tentar ir para lá, contarei o que fiz, com quem falei, o que descobri, darei dicas, pois se eu conseguir, ja fica um bom manual para quem quiser meter a cara e ir atras de metas meio "loucas" mais que acredita ser capaz de conseguir. Sou da filosofia de que podemos tudo. Só precisamos ter fé e ir atrás.

Como ja havia comentado no primeiro post, trabalho em uma empresa de Telecomunicações. Uma multinacional situada em vários países do mundo. Hoje entrei em contato com a filial de Portugal com a idéia de, que talvez, haja a possibilidade de eu ir para lá e continuar a prestar serviços para eles, pois pelo que consegui descobrir, a empresa atua no segmento de banda larga e esta é uma das áreas que tenho mais habilidades. Torço para receber alguma resposta. Achei engraçado que quando liguei para lá foi um Brasileiro quem me atendeu, do PR.. hehehe... Muito "gente boa", mas infelizmente não lembro o nome* dele.

Entrei em contato também com o Ministério da Educação de Portugal para pedir informações a respeito de validação de titulos, pois sou Técnico em Geração de Energia e me formo em Técnico em Telecomunicações no fim do ano. Resumindo a resposta:

- "a equivalência de habilitações estrangeiras que possui e caso seja uma habilitação equiparada ao 2º grau, deverá ser requerida no estabelecimento de ensino (público ou particular e cooperativo com autonomia pedagógica) mais próximo da residência. Documentos a apresentar:
- Formulário, modelo constante do anexo I ao Decreto-Lei n.º 227/2005, de 28 de Dezembro, devidamente preenchido. Este formulário é solicitado junto da escola;
- Certificado de habilitações autenticado pela Embaixada ou Consulado de Portugal no Brasil, ou pela Embaixada ou Consulado do Brasil em Portugal".

Ainda não fui na escola pedir os documentos nem fui na embaixada ou consulado de Portugal mas pretendo faze-los ainda essa semana.


Entrei em contato com algumas Universidades de lá para saber a respeito de cursos, de como ingressar, se posso me inscrever daqui mesmo do brasil sem ainda ter visto e BI**, valores, etc...

Ja obtive resposta de uma que tem o curso de Engenharia Eletrotécnica, Universidade Lusófona do Porto. A mensalidade é de 321€ mais uns 400€ de matrícula por semestre. Tembém tem uma espécie de vestibular onde você escolhe a matéria que quer ser avaliado, matemática, português, física ou química. Os documentos exigidos para se candidatar são:
Deverá proceder à entrega da seguinte documentação:
- Certificado de habilitações (ensino secundário)- caso o tenha em sua posse.
- Currículo Vitae actualizado e modelo europeu.
- Fotografia.
- bilhete de identidade e fotocópia – no caso, documento de identificação válido em Portugal.
- pagamento da candidatura: 175€
- Todos os documentos devem ser originais ou fotocópias autenticadas.
- Todos os documentos têm de estar autenticados pela Embaixada Portuguesa no Brasil.

Bom, até agora foi isso que eu consegui, assim que for tendo mais novidades irei postanto aqui. Se alguem ler isso e puder dar umas dicas, sobre qualquer coisa que possa ajudar, será bem vindo!

* não lembro o nome - essa frase se repetirá muitas vezes por aqui, tenho uma certa dificuldade em lembrar de nomes.. hehehe...
** BI - Bilhete de Identificação. É um documento usado na Europa que identifica cada pessoas, ele contêm todos os dados da pessoa como nome, numero da CNH, número de identidade, passaporte, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário